domingo, 8 de julho de 2007

Auto- avaliação

(17/24)
O caminho até aqui foi bem trabalhoso, mas com certeza foi umas das disciplinas que mais tirei proveito e aprendi muito. No começo senti um pouco de dificuldade com algumas ferramentas que ainda não havia tido conhecimento, comecei a me preocupar se saberia como utilizar tudo aquilo que estava sendo sugerido a nós, como por exemplo o bloglines, quando foi sugerida para colocarmos nosso blog, não tinha ainda percebido seu utlidade e uso, mais quando passi a usar, percebi que foi uma forma mais fácil de eu ver o que mais me interessa, sem ficar entrando em todos os sites ou blogs. Agora sei que existem blogs intereessantes para lermos e nos informarmos, foi essa umas primeiras atividades, visita por alguns endereços que a mim eram desconhecidos, e que encontrei artigos interessantes nesses endereços, que passsram a ser referências de visita. O Blog não é sem graça, como anteriormente pensava, posso fazer modificações em seu modelo, deixar como eu quero, colocar cores, imagens, enfim, posso ter criatividade para colocar dentro da proposta que prentendo, e tudo isso aprendi explorando, aprendi a personalizá-lo, parecendo com aqueles alunos que são inquietos, que estão sempre mudando e alterando, e assim sou eu , personalizando o blog muitas vezes no decorrer da disciplina. Quando me deparei com tantas atividades não saberia se iria dar conta de realizá-las no prazo, compri todas elas, algumas podiam ser melhores, mais argumentadas, mais justificadas e organizadas, mas cada passo de sua vez, fazendo essa auto-avaliação, entendo que cresci bastante, e que cada etapa está sendo superada, como forma de aprendizagem, pois era o início de tudo, aprendi quase tudo aqui, em se tratando se blog. Aquelas palavras como feeds, nossa nem sabia o que eram, e de onde viam, e isso que para mim importa, matriciculei-me em uma disciplina que não tinha conhecimento, e agora até estou repassando as colegas o que aprendi, para mim isso é um orgulho. Tenho várias idéias de como trabalhar com blogs, sugerindo aos professores com os quais trabalhamos seu uso na prática escolar, e suas várias possibilidades de aplicabilidade. Conheci algumas e alguns colegas através do blog, tivemos opotunidades de saber como eles pensam e como desenvolvem suas atividades, muitas deles foram referências para minhas postagens. Suas visitas nos deram sugestões de como melhorar nossos blogs, que as vezes não eram percebidas por nós, mas que por meio de comentários de nossos colegas nos ajudaram a crescer e prestar mais atenção em nossas atividades e postagens. Quando vi o vídeo da professora Íris explicando sobre o bloglines, fiquem encantanda na possibilidade de fazer um também, com o trabalho em grupo sobre a ferramenta Comeeko, veio então a oportunidade, decidimos fazer o tutorial da mesma forma, e até que ficou bom, o nervocismo tomou conta de como sairia o resultado final, mais com o tempo também vamos nos aperfeiçoando, tudo tem sua primeira vez. Testei também o SlideShare, ferramenta que também conheci aqui, achei fácil de trabalhar e de explor apresentações de uma forma mais agradável, outra coisa que gostei foi o webnote, que assim que foi sugerida coloquei em prática e assim outras ferramentas que só vieram a acrescemntar o nosso aprendizado. Umas das coisas que mais gostei foi conhecer a ferramenta Comeeko, que tenho certeza que os alunos irão adorei trabalhar com ela, não podia ser enquadrada em melhor grupo tanto pela ferramenta, como pelas colegas de equipe, a Ivonte e as Sônia, que pelo que percebi aprenderam muito também. Aprendi errando e muitas vezes desistia, voltando mais tarde para tentar novamente, mais com persistência sempre consegui terminar e postar minhas atividades. Com as postagens mais recentes, percebi que já estou escrevendo e argumentando minhas idéias, pois é uma dificuldade minha, escrever o que penso, falo muito e escrita as vezes fica de lado. A professora Suzana comentou que é praticando que se aprende,e aqui estou, a cada postagem aumento um pouco mais a minha escrita, argumentando o meu pensamento. Não trabalhei com tudo o que foi sugerido para melhorar nossos blogs, mas com o que aprendi, e tive conhecimento aqui nesta disciplina, rumos e novos encaminhamentos aos futuros trabalhos não falataram, pois sugestões tivemos várias, e com alguns trabalhos que realizamos, fica mais fácil o conhecimento de outras ferramentas, e aquele medo do desconhecido, de não saber como utilizar vai passando, na medida em que vamos entrando em contato e explorando novas ferramentas. Temos sugestões de usar também as ferramentas que outros grupos de trabalho exploraram como o Besecamp, Thinkfree, Teraped, Thinkature, Vyew, Yahoo Groups, Google Reader e o Cl1P, entre tantas outras que com certeza, continuaremos a conhecer trabalhando com blogs. Foi um grande aprendizado mesmo, foi trabalhoso, com muitas atividades, mais o resultado, que foi a gama de conhecimentos que tive, valeu mais que tudo.

Um comentário:

Elke disse...

Que legal Emerlina, que vc agora se sente uma bloggeira. Já está utilizando a ferramenta para enriquecer suas postagens.
Vi que vc testou o slide share. Eu conheço o bubble share que é muito parecido. Não sei se foi para vc que disse isto. Mas no blog da escola explico sobre como se monta um bubble share. http//:siantoniopaschoal.weblogger.com.br
Confira.

Beijos